quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Jogada de marketing


Ontem navegando por alguns canais de TV enquanto esperava o sono que não chegava, fui presenteado com 3 citações, em programas diferentes em que alguém falava "... jogada de marketing".

Eu não acho que o marketing seja uma jogada, mesmo porque o marketing em si é uma definição tão ampla que não daria para resumir em um simples jogo.

O que então é marketing?

Marketing é tudo que envolve a concepção, criação, produção, distribuição, venda e pós-venda de um produto.

Acontece que caiu no conhecimento popular que marketing é perverso e junto às campanhas eleitorais, o bordão de marketeiro.

Preciso me segurar um pouco ao falar sobre marketing, senão vou acabar perdendo o foco desse blog...

Mas não perdendo o assunto, vou me colocar agora como uma empresa (eu) que precisa atingir suas metas de faturamento (namoradas) e para isso vou analizar os meus 4P's, que o tão odiado ou amado Philip Kotler nos passou.

De acordo com Kotler o marketing é dividido em 4P's. Produto, Preço, Promoção e Ponto de Venda.

Produto
O Jota é um produto muito bom de conteúdo mas perde um pouco na embalagem. Acontece que o design está um pouco ultrapassado e precisa de reajustes. Numa prateleira de supermercado, só se ele for experimentado mesmo que tem chances de ser comprado.

Preço
Valor e preço são coisas extremamente diferentes. O ideal é que o preço esteja próximo do valor que é dado ao produto, mas no caso do Jota, o produto precisa de um retorno imediato, venda rápida, e para isso ele está com preço muito baixo, extremamente acessível.

Promoção
Aqui entra a propaganda, publicidade ou qualquer tipo de comunicação usada para divulgar o produto. Um dos canais de comunicação que o produto tem é este blog - que detona mais do que promove o produto - e as pessoas que fazem parte do seu ciclo de amizade. Um grupo pouco coeso, já que preciso desmembrar meus amigos em vários grupos que não podem se cruzar, devido a algumas discórdias do passado.

Ponto de Venda
Por fim o último P. Este mostra que o Jota precisa ser embalado, despachado e entregue em seus pontos de venda como: bares, restaurantes e outros ambientes aonde possa ser comprado. O produto até está disponível em diversos estabelecimentos, mesmo com a disputa de tempo com o tão mal falado World of Warcraft, mas fica em desvantagem quando os outros P's precisam entrar em ação.

Esta foi uma análise rápida e superficial, mas que mostra um pouco do produto.

Se você estiver disposta a participar de uma campanha de ¹sampling, basta me procurar.

¹Malditas palavras em inglês que permeam o mundo do marketing, mas isso aí quer dizer "degustação".